sábado, 3 de maio de 2014

Alair Oliveira Almeida "FUI VEREADOR... POR UM DIA !"


Há ocasiões que marcam a vida da gente . Ontem (28), foi gratificante para mim porque recebi uma homenagem muito especial ao ser vereador por um dia. E vivi a experiência de ser representante do povo. E a primeira emoção estava reservada para a acolhida carinhosa da presidente Cleni Paz da Silva,dos membros da mesa diretora, vereadores , funcionários e assessores. Na Câmara Municipal de Alegrete trabalhei durante oito anos como secretário administrativo e assessor de imprensa. Deixei muitos amigos, levei belas recordações e acumulei experiência.Senti-me realmente vereador. Participei de toda a reunião que durou quatro horas.Participei da solenidade de entronização da fotografia de Oswaldo Aranha na Câmara,iniciativa do vereador Adão Faraco. E tive a oportunidade de ocupar a tribuna onde falei durante seis minutos. Falei sobre a importância de ser vereador, mesmo que por um dia. Disse da missão do vereador, que é de participar na elaboração discussão e votação de leis para a municipalidade.E também a fiscalização das ações tomadas pelo poder executivo cabendo-lhes a responsabilidade de acompanhar a administração municipal, principalmente no tocante ao cumprimento da lei e da boa aplicação e gestão do dinheiro público.

OS PROBLEMAS DE NOSSO TRÂNSITO

E aproveite o espaço concedido para apresentar algumas sugestões que poderão ser transformadas em proposições na Casa. Uma de minhas preocupações é com o nosso trânsito. As ocorrências que engrossam as estatísticas diárias nesta cidade ensejam algumas medidas de ordem preventiva. Propus que a Guarda Municipal passe a ministrar cursos de orientação contra álcool, drogas e trânsito como forma de criar uma consciência cidadã e diminuir os índices de acidentes com lesões ou mesmo com danos materiais a maioria em decorrência da imprudência. Uma solução no trânsito para dois cruzamentos críticos na cidade, o Calçadão, esquina do Banrisul e na esquina com a General Sampaio, com a colocação de sinaleiras para pedestre, única forma de resolver o problema.

UM BANCO DE IDEIAS

Sugeri que Alegrete pode criar um banco de ideias no sentido de melhorar a cidade. E o que cada um pode fazer no sentido de ajudar a transformar a sua cidade.
Olha gente, não adianta esperar que as autoridades resolvam tudo. A cidade é dos alegretenses e é na hora de pensar em mudanças que o papel de cada cidadão se torna ainda mais importante. Precisamos definir, juntos, o perfil de cidade que nós queremos : uma Alegrete que se inspira em ideias locais e recolher o que há de bom em outras cidades .Afinal, queremos uma cidade mais humana, mais bonita, menos complicada e menos desigual.
Por que não ouvirmos a comunidade e de suas respostas construirmos um rico mosaico da cidade quase ideal. Imaginem o que pode surgir de propostas em áreas preponderantes como da Sustentabilidade, Segurança, Transporte Público, Trânsito, Convivência, Educação, Saúde, Administração, Cultura e Lazer e Paisagem Urbana.
Em termos de inclusão, por que não ser oferecida uma estrutura para encontro, formação e fomento de jovens empreendedores em comunidades de baixa renda?
Na esteira da Sustentabilidade , colocar telas ou espécie de peneiras nos bueiros para evitar inundações causadas pelo entupimento de galerias pluviais ?
Por que não termos uma Plataforma online para reunir artistas que desejam se expressar e pessoas que queiram ceder seus muros para serem usados em expressões de arte por uma cidade mais bela ? Porto Alegre grafitou o interior de túneis e ficou lindo.
Na área de Saúde , também através da internet ,articular um reforço na campanha de Doação de Sangue com uma plataforma para incentivar e facilitar a doação de sangue.
A criação de espaços que facilitem o compartilhamento e redistribuição de objetos usados. Porque aquilo que será jogado fora pode servir para outro.
PARA NUNCA ESQUECER

Como vereador por um dia, recebi certificado da Casa, uma caneta personalizada de meus familiares e um cartão de prata da empresa Agropardo, dos amigos Mauro e Irineu. Agradeço as palavras carinhosas de todos os vereadores que foram à tribuna.
Só saí de lá quando foi discutido o último projeto. E renovado por ter participado de um ato digno da vivência democrática.Para nunca esquecer.


Fonte > Facebook Alair Oliveira Almeida 

Nenhum comentário:

Postar um comentário